DADOS CULTURAIS: Yensi Caxiri (Beber Caxiri)


CAXIRI NA CUIA 



O caxiri é uma bebida de mandioca cozida e fermentada a partir da mistura da batata roxa ou amarela. O hábito do povo macuxi em tomar o caxiri é muito praticado nas comunidades indígenas principalmente como complemento na alimentação.

 O caxiri quando está bem doce, normalmente é consumido por todas as pessoas, principalmente as crianças. Após dois a três dias o caxiri começa a ficar mais forte, é nessa hora que os homens mais maduros gostam de consumir.  Muitas das vezes pedem para as suas esposas tirarem o sumo do caxiri, esse sumo pode embebedar o macuxi só de um copo.



Para fazer o caxiri é necessário um saco de mandioca e 2 kg de batata. Após a mandioca ser raspada e lavada, é ralada. Põem no fogo a batata ralada com um pouco de água e deixa ferver, em seguida aos poucos põem a massa e deixa refogar em um tempo de 15 minutos, até a massa ficar bem amarelada, então deixa-se cozinhar no mínimo 8 horas, a coloração do carixi, fica por conta da batata, se pôr a batata amarela o caxiri ficar amarelo e se por roxa o caxixi fica roxo. Essa bebida depois de pronta gera uma quantidade de ingredientes pode dar 200 litros de caxiri e consumido diariamente.


Passos na preparação de caxiri : mandioca após a pré -fermentação em água ( A) em execução , descamação e remover as partes indesejadas (B) , água de retirada puba na imprensa tipiti (C), a massa de mandioca depois de pressionar ( D ) , crivagem ( e) , a torrefação ( F ) , farinhas torradas ( G ) , puba mistura com água ( H ) homogeneização e peneiração ( I) ; bebida final ( J).


Fonte: ttp://www.indioeduca.org/?p=1782 
 http://valoreseidentidademacuxi.blogspot.com.br/ 
https://pib.socioambiental.org/pt/povo/macuxi/734

Nenhum comentário:

Postar um comentário